As inovações na busca por saúde mental

Faz mais de um ano que todos estão imersos na pandemia da Covid-19 e além de tantas perdas, toda a população está tendo que lidar também com as questões relacionadas à saúde mental. O emocional e a saúde mental são necessidades crescentes na população, e por isso estão surgindo diversas inovações que buscam ajudar a manter o equilíbrio.

Veja também: Calmtainment: quando a indústria do entretenimento encontra o conteúdo que acalma

Antes mesmo da pandemia, o Brasil já era apontado pela OMS como o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população afetada. Mas foi com as medidas restritivas e todo o estresse causado pela emergência sanitária que a necessidade por saúde mental virou uma pauta constante. Para se ter uma ideia do impacto, mais da metade dos brasileiros declarou que sua saúde mental piorou no último ano. Os dados são de uma pesquisa deste ano encomendada pelo Fórum Econômico Mundial. A porcentagem brasileira, de 53%, só ficou atrás da Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Apps para saúde mental

Com um número tão grande de pessoas buscando equilíbrio mental e emocional, há também um aumento de inovações surgindo no mercado voltadas para diversos nichos. A primeira a ser destacada é a plataforma americana chamada Coa, que se classifica como academia para saúde mental. Com uma mensalidade de $25 dólares, o usuário pode praticar aulas individuais de ginástica emocional com uma especialista ao vivo. Além disso, tem exercícios interativos e acesso a uma comunidade onde dá para trocar experiências. Segundo a empresa, seu principal objetivo é democratizar o acesso à saúde emocional.

Uma outra inovação vem do TikTok, que lançou na rede social um kit de ferramentas para saúde mental, que consiste em disponibilizar o acesso aos conteúdos com atualizações constantes de seus influenciadores nas áreas de alimentação e nutrição, condicionamento físico, conselhos de vida e atenção plena. Com intuito de tornar o material mais fácil para quem tiver interesse.

Solução Corporativa

Já a empresa indiana Mind Celebration atende outras empresas para trabalhar a saúde mental dos colaboradores. Com serviços personalizados e customizados, a Mind Celebration se propõe a inserir na cultura organizacional o zelo pelo equilíbrio emocional dos profissionais. O site traz testes gratuitos que medem questões como dependência digital e emocional.

Veja também: O escapismo e a necessidade de desconectar

Saúde das Crianças

As crianças também estão sendo trabalhadas nesse contexto de saúde mental, um exemplo nesse segmento vem da África do Sul e é um aplicativo voltado para trabalhar o bem-estar mental e a inteligência emocional das crianças em idade escolar. O app It’s OK incentiva as crianças a expressarem abertamente suas emoções e dá acesso a ferramentas de respiração para diminuir a ansiedade delas. Depois disso, os dados coletados são enviados à escola e aos pais para que eles monitorem qualquer comportamento preocupante.

Uma outra iniciativa para crianças, voltada para combater o cyberbullying, foi o joguinho virtual da Lego, em que as crianças são questionadas sobre como lidar com situações relacionadas ao bullying virtual. O jogo conta sempre uma historinha e pede que a criança faça uma escolha de como ela agiria naquela situação. Então, todas as vezes que elas têm atitudes de combater as agressões on-line, são elogiadas, quando optam por se juntar à provocação, elas são ensinadas a fazer as pazes.

Jogo da LEGO para saúde mental das crianças

Veja também: O slow living e a necessidade de sair do piloto automático

Cartilha mental

Uma dica brasileira relacionada a esse tema é a cartilha virtual lançada pelo jornal O Globo. É um guia bem visual que dá exemplos de como diminuir o estresse no trabalho presencial e de home office e como organizar a rotina para melhorar o bem-estar. O material é aberto e está no site do jornal.

Já para quem quer ir além, a recomendação é acessar o site britânico Bank Workers Charity para descobrir o seu nível de resiliência emocional. É um questionário bem simples que ajuda no diagnóstico e ainda mostra seus pontos fortes de resiliência emocional e os pontos de melhoria. Sem dúvida, vale a pena!

Agência de tendências que tem o objetivo de tornar o futuro acessível para os pequenos e médios negócios.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store