Inclusão e sustentabilidade dão o tom entre as inovações criadas para quem menstrua

Mescla
4 min readAug 11, 2021

Você sabia que quase 2 bilhões de pessoas menstruam no mundo? Pois é, este dado veio de uma pesquisa encomendada pela Always — marca de absorventes da gigante P&G. Aqui no Brasil, aproximadamente 30% da população menstrua e mais de 60% dos adolescentes e jovens que menstruam já deixaram de ir à escola ou a outro lugar que gostam por causa da menstruação. O tema ainda é tido como tabu, mas pouco a pouco está entrando em pauta e passando a ganhar a devida importância no mundo dos negócios, com diversas inovações surgindo.

Inovações Brasileiras

Livro da Menstruação — Herself

A Herself é pioneira quando se fala em produtos inovadores para menstruação, a marca desenvolveu calcinhas menstruais 100% nacionais e o primeiro biquíni e maiô menstrual do Brasil. Sua lista de produtos conta ainda com o Livro da Menstruação, toalha absorvente, kits pós parto e uma escola voltada para educação menstrual, onde oferta workshops e cursos na área.

Já a Pantys, outra marca que também iniciou o movimento aqui no Brasil, recentemente lançou duas inovações: a primeira cueca menstrual brasileira voltada para homens trans e pessoas não binárias e o primeiro absorvente interno 100% orgânico e biodegradável do Brasil. A loja também possui em sua cartela produtos com foco na primeira menstruação, pós parto e uma coleção para esporte, com legging, shorts e blusas para o momento da atividade física durante o período.

Cueca Menstrual — Pantys

Veja Também: As transformações no mercado provocadas por uma geração que não gosta de rótulos

Menstruação e atividade física

E falando em roupas para atividade física, o próximo exemplo vem da Adidas. A marca lançou a campanha “Stay In Play”, em tradução livre seria “Fique no Jogo”, com uma coleção de shorts e leggings com uma camada absorvente que protege contra vazamentos da menstruação. O objetivo é ajudar pessoas que menstruam a se sentirem confiantes durante a prática de esportes, já que segundo uma pesquisa feita pela Adidas, 65% das pessoas relataram o vazamento como a sua principal preocupação durante o esporte.

Menstruação sem rótulos

Outra inovação que chama atenção é a Cycle da marca britânica Freda, que lançou uma linha de produtos para o período menstrual com design minimalista e “sem gênero“. O objetivo é não causar desconforto na hora da compra nas pessoas que menstruam, mas que não são mulheres cis. A marca também trabalha com um programa de assinatura dos produtos e levanta outras bandeiras como a da sustentabilidade.

Veja Também: Design Inclusivo: as inovações que estão ganhando mercado

Período sustentável

E por falar em sustentabilidade, aumenta o movimento de pessoas que estão aderindo aos coletores menstruais. Vendo essa necessidade, o mercado se movimenta e lança produtos cada vez mais eco-friendly. É o caso da TOTM, iniciais de Time Of The Month, que tem um coletor feito de uma borracha diferenciada que não contém materiais como BPA, látex, silicone e ftalato. Entreguem em um saquinho de algodão sustentável, o produto pode ser usado por até 12 horas seguidas.

Já a marca americana TOP, disponibiliza absorventes feitos de algodão 100% orgânico e isentos de produtos químicos e corantes. Eles também são projetados para serem hipoalergênicos e 100% biodegradáveis. Além disso, a cada produto vendido, a empresa doa produtos para instituições que atendem meninas com pobreza menstrual.

Veja Também: Inovações que movimentam a economia circular

Informação é poder

E seguindo a tendência das collabs, a marca sueca de produtos femininos Intimina se juntou a plataforma HER USA e a especialista em hormônios femininos, Alisa Vitti, para disseminar informações relevantes sobre o ciclo menstrual. Juntas, as marcas se dedicam a ensinar às mulheres como a consistência, a cor e o fluxo da menstruação são indicadores de importantes sinais de saúde, inclusive a saúde hormonal.

Já o aplicativo Oky, é uma iniciativa de vários países e foi desenvolvido pelo UNICEF. Ele serve para o acompanhamento dos períodos menstruais de maneira divertida, criativa e positiva, além de ter dicas e informações sobre menstruação. O que torna o aplicativo diferente dos demais do seu segmento é o foco na faixa de idade mais baixa, já que ele é gamificado e tem como objetivo impulsionar o envolvimento e incentivar o aprendizado.

App Oky — Unicef

Esse é um tema importante tanto pela questão social, como pela oportunidade de negócios para o desenvolvimento de produtos e serviços. Vale estar atento em como o seu negócio pode contribuir com a causa, seja dando visibilidade ou inovando no produto do mesmo segmento.

--

--

Mescla

Conectamos mudanças de comportamento com ideias personalizadas para o seu negócio. 👑 + de 200 projetos executados 🚀 clientes em todo o BR