Inovações que movimentam a economia circular

A economia circular é um conceito amplo que trata das formas de reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia. Dentro da economia circular está o Upcycling, que é o processo de criar algo novo a partir de itens antigos. É no Upcycling que os negócios estão inovando.

Inventando moda

A primeira inovação é uma parceria entre a marca sueca Ikea com a marca holandesa MUD Jeans, que já é uma empresa circular ao permitir aos clientes alugarem jeans e devolvê-los quando não estiverem mais usando. Nesta colaboração a Ikea vai criar capas de sofás com os tecidos reciclados da MUD Jeans. Serão usados mais de 16.000 jeans, economizando cerca de 27.000 litros de água e diminuindo em 67% a pegada de CO2 em relação aos padrões da indústria. As capas estarão disponíveis nas lojas Ikea na Holanda e em oito outros países a partir de maio deste ano e serão vendidas por € 99. Se os clientes doarem dois pares de jeans velhos, ganharão 10% de desconto.

A segunda inovação em Upcycling também vem da Suécia, onde a marca de roupas e acessórios para chuva e frio Fjällräven criou uma coleção cápsula com restos de tecidos de suas próprias produções. Lançada no início de março passado, a coleção traz jaquetas, mochilas e acessórios de edição limitada que ganharam um toque colorido e único ao combinarem sobras de tecidos não utilizados em outras coleções. A ideia da marca é conseguir produzir suas coleções sem deixar sobras.

Veja também: A indústria da beleza investe no conceito de desperdício zero

A indústria de bebidas adere ao movimento

Uma outra inovação vem da marca de cerveja mexicana Corona, que aproveitou um subproduto da produção da bebida para criar o material da embalagem. Lançada mês passado, a embalagem é feita de palha de cevada e fibra de madeira 100% reciclada. Com essa embalagem, a indústria utiliza 90% menos de água, menos produtos químicos e energia. O projeto piloto da embalagem está sendo vendido na Colômbia e na Argentina.

Nesse mesmo sentido, as marcas de destilados Gotland Spirits AB, da Suécia, e Misadventure Vodka, dos Estados Unidos, estão produzindo bebidas com resíduos de pães, cereais, massas e cafés de supermercados e padarias.

Outros movimentos

O Upcycling também chegou a companhias aéreas. A holandesa KLM inovou ao decidir transformar as garrafas de água servidas durante o voo, em plástico para impressão 3D. A matéria-prima é utilizada pela equipe de manutenção da companhia para imprimir peças e ferramentas. Já uma parceria entre a Ford e a HP está transformando os resíduos de impressões 3D em peças automotivas que são usadas pela própria Ford.

Leia também: O mercado da impressão 3D

Todo esse movimento mostra que diferentes segmentos e indústrias estão realmente preocupados com o futuro do planeta, investindo forte em várias frentes da economia circular.

Agência de tendências que tem o objetivo de tornar o futuro acessível para os pequenos e médios negócios.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store