Você está pronto para a mudança?

Você já parou para pensar aonde você quer chegar?

A construção de uma nova visão começa quando você abre seus olhos para o novo. As mudanças ocorridas no mundo estão acontecendo de forma cada vez mais rápida. Com a pandemia do COVID-19, as mudanças de comportamento foram aceleradas, muitas pessoas se viram na urgência de acompanhar essas mudanças que estavam acontecendo e outras sentiram a necessidade de arriscar, de apostar em algo novo.

Nas últimas décadas muito se falou em um mundo VUCA, mas este conceito de um mundo tomado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade tem ficado no passado, abrindo espaço e evoluindo para o Mundo BANI ― um cenário frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. Essa é uma evolução natural tendo em vista os acontecimentos que mudaram o mundo e deixaram as pessoas mais inquietas e ansiosas, como o isolamento social devido à pandemia do COVID-19. A complexidade das mudanças trouxe para as pessoas também uma visão não-linear, sem referência do que projetar para novos negócios e carreiras. Um mundo novo, com uma quantidade de informação absurda e à uma velocidade que não conseguimos controlar.

Ao mesmo tempo, essa mudança de consciência pode trazer pontos positivos para pessoas que estão dispostas a mudar o mindset e se abrir às novas possibilidades. Hoje, as carreiras, por exemplo, não são mais previsíveis e lineares. Novas profissões estão surgindo para, justamente, suprir as novas necessidades do mundo, muitas vezes impactadas pela transformação digital. A pesquisa Re:Trabalho 2020 apontou que, entre pessoas e organizações da “transição”, 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses.

A relação das pessoas com as profissões também estão passando por mudanças significativas, e muitas procuram um propósito e alinhar sua profissão com seus interesses. Em um mundo BANI, dominado pela ansiedade e complexidade de informações, é importante abrir os olhos para as novas possibilidades e para as profissões do futuro. As mudanças constantes no mundo nos pede coragem e disposição para mudança.

🔘 Luana Lamenha — sócia da Mescla

Agência de tendências que tem o objetivo de tornar o futuro acessível para os pequenos e médios negócios.

Agência de tendências que tem o objetivo de tornar o futuro acessível para os pequenos e médios negócios.